sexta-feira, 26 de julho de 2013

Centro Pompidou




 O Centre Nacional d'Art et de Culture Georges Pompidou, também conhecido como "Beaubourg" foi inaugurado em 1977; o nome George Pompidou veio do presidente da França que, apreciador de arte moderna, decidiu construir esse museu. Depois de um concurso internacional de arquitetura o projeto vencedor foi o de dois italianos e um inglês todos desconhecidos na época , Renzo Piano, Gianfranco Franchini e Richard Rogers, que decidiram não ocupar todo o plateau do Beaubourg, deixando um espaço livre para os artistas de rua.

Praça em frente ao Museu

Como dá pra perceber na foto, é um prédio que não tem nada a esconder. As tubulações e canos são todos aparentes, lembrando um pouco as veias e nervos... Cada tipo tem sua função e estão divididas por cores: vermelho: elevadores e escadas rolantes; verde: água; amarelo: eletricidade; azul: ar. Na época foi um choque porque essa arquitetura foi implantada em um dos bairros mais antigos de Paris, com imóveis do séc. XVII e XVIII, todos naqueles tons de cinza, ocre...

Cores à vista!

No interior do prédio, além das as galerias de exposição cheias de "Picassos", "Duchamps" etc., há uma biblioteca (aberta ao público), livrarias, salas de espetáculos, cinema e um espaço para crianças. A coleção permanente fica no 4to e 5to andar do prédio. No último andar tem-se uma bela vista de Paris, um restaurante e mais duas galerias de exposições temporárias. No centro Pompidou a entrada da exposição permanente dá direito também para as outras exposições, o que não costuma acontecer na maioria dos museus.

Vista do último andar: torre Eiffel e telhados de Paris


Vale a pena ir lá, mesmo que você não vá as exposições, nem que seja para ver o prédio e sua praça onde há uma concentração de artistas de rua (estátuas vivas, mágicos, dançarinos...) e visitar o Atelier Brancusi, que fica ao lado e tem entrada gratuita.

CRIANÇAS
Por experiência própria, eu tenho duas filhas, uma de 3 e a outra de 8 anos, não adianta achar que vai ficar horas e horas no museu, ou que vai conseguir ver tudo. A primeira vez que fui no Centre Pompidou  estava sozinha com minhas duas meninas. Ainda estava no quarto andar quando elas começaram a dar sinais de cansaço.

Coisas que eu faço e funciona: dei a máquina fotográfica para uma, o celular para a outra e falei que tirassem fotos das coisas que gostassem para quando chegássemos em casa vermos todas juntas, foi incrível, funcionou super bem.

Outra coisa importante, sempre tenha um lanchinho na bolsa. Cansou? Pare um pouco e depois continue. Fomos para o terraço que tem no quinto andar, sentamos um pouco, comemos, olhamos a vista de Paris, e procuramos identificar alguns monumentos que já conhecíamos. Depois continuamos. Fui mais rápida, claro, para ver tudo, mas depois disso sem muita calma, vai sendo um passada rápida por tudo, afinal dá pra ficar um bom tempo por lá e o "prazo" das meninas já estava vencendo.

Há também inúmeros parquinhos espalhados por Paris, vale a pena quando sair de lá e dar um pulinho em um para as crianças brincarem um pouco. Enquanto isso você senta e descansa!

Centre George Pompidou
19 Rue Beaubourg  75004 Paris, França
Preço: 10-13 euros (reduzida-inteira)
Grátis no primeiro domingo de mês.
Horários: 11-21 hs, fecha terça feira
Atelier Brancusi - 14-18, fecha terça-feira
Como chegar de metro:
Linha 1 (estação Hotel de Ville)
Linha 12 (estação Châtelet)

Mais informações úteis aqui

4 comentários:

  1. Delícia conhecer o museu... e muito bom ainda, parar, fazer o lanchinho com as crianças encontrando um local especial como este, no terraço com uma bela vista e poder sentir o momento, meditar! Ah! La vie est douce!

    ResponderExcluir
  2. Débora, vem me visitar logo! Te levo em todos esses lugares e fazemos um pic nic!
    beijos, saudades de vc.

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita saudade e com muita vontade de ir aí ver tudo de pertinho.. como uma moradora de Parriiiii!

    ResponderExcluir