quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Place de la Concorde




Muita gente passa por ela sem saber que foi palco de muitos acontecimentos históricos. Foi aí, por exemplo, que o rei Luís XVI, Maria Antonieta e muitas outras pessoas perderam a cabeça na Revolução francesa. Revolução francesa... eis uma coisa que estudei na época da escola e que pouco me lembrava... mas, pelo fato de estar morando aqui e querer conhecer melhor a história do país, acabei lendo um livro sobre e fui me dando conta de como é mais interessante quando podemos ir ao local dos acontecimentos. "Roteiro básico da Revolução" (tudo próximo da Praça da Concórdia): Conciergerie, Invalides, Palácio das Tuileries, Praça da Bastilha e, se possível, claro, Versalhes.

Obelisco

O obelisco que enfeita a praça nos dias de hoje, foi um presente de agradecimento do Egito, pois foi um pesquisador francês o primeiro a conseguir decifrar os famosos hieróglifos. Muita gente acha que o obelisco foi trazido por Napoleão Bonaparte, o que não é verdade (não sei porque mas eu também pensava isso!).

Quando passarem por ele observem bem a base: ali tem a historinha de como ele foi transportado do Egito até a França. Ah, e a pirâmidezinha dourada na ponta só foi colocada em 1998. O obelisco está na linha conhecida como "eixo histórico de Paris", que atravessa a cidade de leste a oeste, do arco do "carrousel" do Louvre até la Défense; entre um e outro, você vai passar pelo Jardim das Tuileries e avenida Champs-Élysées.

Da praça dá pra ver além do famoso Arco do Triunfo, o grande Arco de la Défense (como na foto), e como eles estão na mesma direção é possível ver um dentro da outro... no fim do dia, com o sol se pondo, é uma vista muito bonita.
 
Arco do Triunfo visto da praça (aquela linha horizontal por trás é o arco de la Défense)

A Praça da Concórdia é perto ainda dos museus da Orangerie, Louvre e d'Orsay, e da Igreja Madeleine.

Um comentário:

  1. Sam, Seu blog está uma delícia de ler! Vc escreve muito bem e tenho certeza que suas dicas são super úteis e interessantes!
    Beijo!

    ResponderExcluir